07/04/2013

"A Guerra dos Tronos", George R. R. Martin

Sinopse: Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, recebe a visita do velho amigo, o rei Robert Baratheon, está longe de adivinhar que a sua vida, e a da sua família, está prestes a entrar numa espiral de tragédia, conspiração e morte. Durante a estadia, o rei convida Eddard a mudar-se para a corte e a assumir a prestigiada posição de Mão do Rei. Este aceita, mas apenas porque desconfia que o anterior detentor desse título foi envenenado pela própria rainha: uma cruel manipuladora do clã Lannister. Assim, perto do rei, Eddard tem esperança de o proteger da rainha. Mas ter os Lannister como inimigos é fatal: a ambição dessa família não tem limites e o rei corre um perigo muito maior do que Eddard temia! Sozinho na corte, Eddard também se apercebe que a sua vida nada vale. E até a sua família, longe no norte, pode estar em perigo.
Uma galeria de personagens brilhantes dá vida a esta saga. Entre eles estão o anão Tyrion, a ovelha negra do clã Lannister; John Snow, um bastardo de Eddard Stark que, ao ser rejeitado pela madrasta, decide juntar-se à Patrulha da Noite, uma legião encarregue de guardar uma imensa muralha de gelo a norte, para lá da qual cresce uma assustadora ameaça sobrenatural ao reino. E ainda a princesa Daenerys Targaryen, da dinastia que reinou antes de Robert Baratheon, que pretende ressuscitar os dragões do passado e, com eles, recuperar o trono, custe o que custar.
Livro: "A Guerra dos Tronos"
Autor: George R. R. Martin
Editora: Saída de Emergência
Tradução: Jorge Candeias
Nº de páginas: 400

Guerra dos Tronos é o primeiro livro da série As Crónicas do Gelo e do Fogo, escrita pelo americano George R. R. Martin. A história passa-se em Westeros, um continente dividido em 7 reinos, cada reino é governado por uma família (casas) e o continente é governado pelo Rei Robert Baratheon. No entanto, na obra são destacadas, apenas, três famílias:
  • Casa Stark: É a família com mais destaque, tem como selo um lobo gigante cizento em campo branco de gelo e como lema O INVERNO ESTÁ a CHEGAREddarad Stark (Ned)-Senhor de Winterfell, Protetor do Norte- é uma das personagens mais justas e que leva a sua honra muito a sério. Robb Stark-herdeiro de Winterfell- uma das minhas personagens preferidas, o espírito de liderança corre-lhe nas veias, assim como o espírito de justiça, que herdou do pai. Sansa Stark-filha- é considerada a rapariga perfeita, é bonita, sabe cozer e estar, no entanto é bastante inocente, tendo com únicas preocupações arranjar um bom partido e os seus vestidos. Arya Stark-filha-é o oposto da irmã Sansa, outra das minhas personagens preferidas, sonha em trocar a agulha pela espada. Brandon (Bran)-filho-(Alerta Spoiler:o capítulo em que Bran acorda, apesar de ser pequeno, é incrível) é uma criança bastante ativa e aventureira, e é também uma das minhas personagens preferidas. Rikon Stark-filho- tem apenas três anos e intervém muito pouco no livro. Jon Snow-filho bastardo de Ned (todos os bastardos em Winterfell têm como aplido Snow)-é o que mais parecenças tem com o pai não só físicas como psicológicas, e sim, também está na minha lista de personagens preferidas, Catlyn Stark (Cat)-Senhora de Winterfell (pertencia à casa Tully antes de se casar com Ned)-é umas das personagens mais inteligentes. 
  •  Casa Lannister: É a casa mais rica, poderosa e perturbadora dos sete reinos, tem como selo um leão dourado num campo de carmim e como lema Ouvi-me rugir!. Nesta casa as personagens destacadas são: Cersei-Rainha de Westeros-, o irmão gémeo Jaime-um dos guardas reais- e Tyron-apesar de não ser bastardo é tratado como tal, pois é anão. Cersei e Jaime são oportunistas e para concretizar os seus objetivos passam por cima de qualquer um. Tyron o que não tem em tamanho, tem em inteligência e mesmo estando no lado negro na história, conquista-nos e faz-nos torcer por ele (outra das minhas personagens preferidas).
  • Casa Targaryen: Antes de Robert Baratheon assumir o trono, após uma violenta guerra, eram os Taragaryens que governavam  Westeros. Tem como selo um dragão de três cabeças, vermelho sobre negro, e como lema Fogo e Sangue. Dessa guerra sobraram apenas dois herdeiros: Viserys, é, simplesmente, detestável, acha que é tudo, mas nada é, nem calibre tem para se considerar um "vilão". Daenerys, começa o livro como uma rapariga fraca e inocente, que sofre bastante nas mãos do irmão, Viserys, mas termina como uma rapariga poderosa e madura, o que a torna outra das minhas personagens preferidas.

    A história é complexa e cheia de pormenores, no entanto prende-nos do inicio ao fim, a escrita é fluente e as personagens são riquíssimas psicologicamente. Esta complexidade no caráter de cada personagem deve-se principalmente a um facto bastante interessante sobre os capítulos, que apesar de serem narrados na terceira pessoa, são narrados de uma forma muito pessoal, tendo mesmo como nome do capítulo o nome da personagem que mais se destaca no mesmo. George R. R. Martin não se limitou a criar um mundo, criou um mundo recheado de submundos, pois cada reinos tem as suas histórias, os seus costumes e a sua cultura.
    Foi ,sem dúvida, um livro que me conquistou, que entrou para a minha lista de livros preferidos.
    "A Guerra dos Tronos", 5 pontinhos bizarros:

4 comentários:

Blackbird disse...

Eu adoro! Já li todos os outros livros da série que foram lançados até então e adorei. Gosto do mistério e de ir tendo as minhas teorias sobre o que se passou anteriormente que não está explicito nos livros ou então o suspense de saber o que se vai passar. Isto porque não é uma história com final feliz e pode terminar de qualquer maneira, se é que algum dia vai terminar :)

Cidade do Pecado disse...

Por acaso nunca li este livro, mas acho que ia gostar :)

beijinho

Isa ♥ disse...

Nunca li.
Mas parece ser interessante

Novo link do blog Never give Up: http://welcometongu.blogspot.pt/
Se quiseres receber as actualizações no feed tens de clicar em seguir outra vez*

Paula Taveira disse...

eu amoooooooo essa série! não li os livros, só acompanho a série e gosto imenso

A entrevista ao Kenzo pelo projecto Portuguese fashion icons já saiu!
Passa pelo blog para veres***

http://thefashionicons.blogspot.pt/2013/04/entrevista-fashion-designer-kenzo.html