Sinopse: "O Alquimista" relata as aventuras de Santiago, um jovem pastor andaluz que abandona a sua terra natal e viaja pelo Norte de África em busca de uma quimera — um tesouro enterrado sob as pirâmides. Uma cigana, um homem que diz ser rei e um alquimista irão ajudá-lo na sua busca. Ninguém sabe exatamente o que é o tesouro nem se Santiago conseguirá ultrapassar todos os obstáculos da sua travessia do deserto. Mas aquilo que começa por ser uma aventura por locais exóticos para procurar a riqueza material, acaba por se transformar numa viagem de descoberta de si mesmo e da riqueza da alma humana. "O Alquimista" recria um símbolo intemporal que nos recorda a importância de seguir os nossos sonhos e de ouvir a voz do coração.
Livro: O Alquimista
Autor: Paulo Coelho
Editora: Bertrand Editora
Nº de páginas: 200
O Alquimista, de Paulo Coelho, foi a obra escolhida para o contrato de leitura deste período da disciplina de português. Pessoalmente, a escolha agradou-me, pois, para além de já conhecer o autor (Na Margem do Rio Piedra eu Sentei e Chorei; O Zahir), era uma leitura que planeava fazer no futuro.
Tendo em conta as agradáveis leituras anteriores, proporcionadas pelo mesmo autor, esperava um pouco mais desta obra. Apesar da escrita leve e direta, alguns ensinamentos surgem um pouco forçados, tornando a leitura cansativa e retirando algum do encanto das personagens. Nomeadamente, Santiago, a personagem principal, que com o desenvolvimento da história vai perdendo destaque e, consequentemente, interesse. Porém, a construção de outras personagens foi bem conseguida, como o Inglês, uma personagem com uma personalidade, nitidamente, definida, e o Alquimista, que conquista o leitor através da sua audácia e atrevimento. Em suma, foi uma leitura positiva, que me fez refletir, ainda que não tenha correspondido com as minhas expetativas.
Sem comentários:
Enviar um comentário