16/05/2014

Se eu ficar, Gayle Forman

SinopseNaquela manhã de Fevereiro, quando Mia, uma adolescente de dezassete anos, acorda, as suas preocupações giram à volta de decisões normais para uma rapariga da sua idade. É então que ela e a família resolvem ir dar um passeio de carro depois do pequeno-almoço e, numa questão de segundos, um grave acidente rouba-lhe todas as escolhas. Nas vinte e quatro horas que se seguem, Mia, em estado de coma, relembra a sua vida, pesa o que é verdadeiramente importante e, confrontada com o que faz com que valha mesmo a pena viver, tem de tomar a decisão mais difícil de todas.


Livro: Se eu Ficar
Autor: Gayle Forman
Editora: Editorial Presença
Nº de páginas: 216
Coleção: Noites Claras

   Um livro leve, que nos toma e não nos liberta até à última palavra, até ao último ponto. Um livro simples, que nos oferece uma dúvida, que no meu caso, ainda não foi esclarecida. Um livro de verão para uma leitura descontraída na praia, um livro de inverno para uma leitura de cobertores e de leite com chocolate. 
    Se eu ficar, de Gayle Forman, obrigou-me a ficar, a ficar acordada até às três da manhã, num dia de semana, para o terminar. Ao contrário de Mia, não tive escolha, não podia simplesmente ir dormir e terminar no dia seguinte, estava aprisionada, não tanto às palavras, mas mais às personagens e respetivas histórias. As palavras são claras e leves, de modo que não é a sua simplicidade que nos chama à atenção. Aquilo que brilha são as personagens, que apesar de serem evocadas, ao longo da maior parte da obra, através das memórias de Mia, possuem personalidades bastantes distintas, com caraterísticas muito individuais. E também as referências musicais que percorrem o livro como Nirvana, Ramones, James Taylor, Sonic Youth, Melvins, entre outros. 
   Ao longo das visitas que Mia vai recebendo ao longo da obra, esta vai encontrando um nível de paz elevadíssimo, e uma das coisas que mais me impressionou nesta leitura foi a facilidade com que a paz dela é transportada para o leitor. Ao encontrar a paz de Mia, também o leitor fica tranquilo, e essa tranquilidade que alcançamos permite-nos aceitar e compreender qualquer decisão que a personagem venha a tomar.   
A obra foi adaptada para cinema e o respetivo filme sairá a 22 de Agosto, nos Estados Unidos. Conta com Chloe Grace Moretz (Kick-Ass) que interpreta Mia Hall, Mireille Enos (Gangster Squad) que interpreta Kat Hall, Liana Liberato (Stuck in Love) que interpreta Kim Schein, entre outros.

1 comentário:

Vera disse...

Olá Jessica :)
Eu estou a organizar um presente de aniversário para a autora gayle forman que faz anos amanhã. Fiquei um pouco desapontada por não ver nenhum português no meu projecto que decidi vir aos blogs e saber se alguém está interessado em deixar-lhe uma mensagem de parabéns. Espero que vejas isto hoje porque logo à noite já quero ter tudo pronto para lhe dar. :)

https://docs.google.com/forms/d/1iDaRD6OtcuPF0slX7PA7RO7n5PXa_p9Y88s2gih7GTc/viewform