26/03/2013

"Emma", de Jane Austen

Sinopse: Emma é um romance de Jane Austen, que foi publicado pela 1ª vez em dezembro de 1815. Assim como em seus outros romances, Austen relata as dificuldades das mulheres inglesas no início do século XIX, criando através de seus personagens uma comédia de costumes. Na introdução, Austen descreve: "Emma Woodhouse, bonita, inteligente, e rica". Emma, no entanto, é principalmente mimada; ela superestima seu poder de manipular as sitações, assim como não percebe os perigos de interferer na vida das pessoas e engana-se facilmente sobre o sentido das intenções e atitudes alheias.

Livro: Emma 
Autora: Jane Austen
Editora: Book it
Tradução: Ana Ribeiro
Nº de páginas: 478

Eu gosto muito de Jane Austen, no entanto, pouco ou nada li da autora, para além de "Emma" a minha estante conta apenas com "Orgulho e Preconceito". 
A leitura do livro não é das mais fáceis, ao contrário de "Orgulho e Preconceito", onde a leitura vai fluindo tranquilamente, "Emma" exige uma maior atenção. A obra tem bastantes personagens e a história tem muitos pormenores, o que torna a leitura um pouco densa. Apesar disso, eu gostei muito da obra, esta tem aquela ironia e sarcasmo natural de Jane Austen e os capítulos finais, onde tudo se começa a desvendar e a organizar são espantosos. Porém, não aconselho o livro à quem nunca tenha lido nada de Jane Austen, pois é necessário compreender certos aspetos em torno da escrita da autora antes de se entregar a "Emma", sugiro então que comecem por "Orgulho e Preconceito". 
Dito isto, dou três pontinhos bizarros a "Emma":
    

3 comentários:

anokas disse...

Eu li Emma e Orgulho e Preconceito e gostei muito dos dois livros.

Tenho A Abadia de Northanger para ler mas deixei a meio por falta de interesse.

Um dia destes volto a pegar no livro.

Inês disse...

Gostei da sinopse, fiquei bastante curiosa sobre o livro :)
R. Obrigada querida, ahahah!

Anita disse...

Já li muitos livros da Jane Austen e gostei. Comecei a ler "Emma" há uns tempos e não passei dos primeiros capítulos... Achei demasiado aborrecido. Vou tentar voltar ao livro um dia destes...


http://anitanaterradonunca.blogspot.pt/