12/06/2013

Trilogia "Os Jogos da Fome", Suzanne Collins

Autora: Suzanne Collins
Editora: Editorial Presença
Tradução: Jaime Araújo
Livro 1: "Os Jogos da Fome"
Nº de Páginas: 260
Livro 2: "Em Chamas"
Nº de Páginas: 268
Livro 3: "A Revolta"
Nº de Páginas: 280




Os Jogos da Fome
A história é centrada no Panem, onde outrora fora a América do Norte, este é comandado pelo Capitólio e foi dividido em 13 distritos, no entanto após uma revolução, o Capitólio destrói o distrito organizador da revolta, o 13. Para evidenciar o poderio do Capitólio, todos os anos, desde a destruição do 13, são organizados os Jogos da Fome, onde cada de distrito tem de enviar um rapaz e uma rapariga para uma arena. Os Jogos funcionam como um Reality Show, para os habitantes do Capitólio, onde dos 24 tributos (participantes) apenas um poderá sair vivo. Também nos distritos, apesar de aqui os jogos serem vistos com muito sofrimento, os espectadores são obrigados a ver e a celebrar como se de um concurso de jovens talentos se tratasse. 
No dia da colheita (onde de todas as crianças da aldeia, dois nomes serão sorteados), no distrito 12, a rapariga sorteada é a Prim, uma rapariga de 12 anos, porém Katniss, a sua irmã mais velha, oferece-se como tributo, para a defender. No lado masculino, o nome sorteado é o de Petta, um rapaz da idade de Katniss. 
Em Chamas
Após o improvável fim dos últimos jogos a confusão instala-se. Nos distritos vários distúrbios indicam um revolta, Katniss e Peeta ridicularizaram o governo e conquistaram o público com a sua farsa de casal apaixonado, Peeta acredita que os sentimentos são reais, mas Katniss continua a pensar no seu amigo de infância, Gale. O presidente, com receio da influência que os jovens podem ter sobre a população, organiza uns Jogos da Fome especiais, para os poder controlar, onde o sorteio é constituído pelos nomes dos tributos ainda vivos. Desta forma, Katniss e Peeta são forçados a voltar à arena, com a diferença que desta vez enfrentarão vencedores, não crianças.
A Revolta
Katniss conseguiu escapar com vida à arena e a sua coragem fez nascer a esperança nos distritos. A revolução começou. E, então, sem direito a opinião, Katniss é forçada a assumir o lugar de símbolo da revolta. Se esta aceitar fazê-lo colocará em risco a vida da sua família, do Gale e do Peeta, porém o sucesso da revolução depende em grande parte disso...

8 razões para amar a Katniss:
  1. Ela substituiu a irmã nos primeiros jogos;
  2. Desde dos 12 que alimenta a família, colocando-a sempre em primeiro lugar;
  3. Sobrevive a duas edições de Jogos da Fome;
  4. Ajuda a Rue;
  5. Desafia o capitólio;
  6. Pertence a um dos melhores triângulos amorosos de sempre;
  7. Porque "This girl is on fire", literalmente;
  8. No filme é interpretada pela Jennifer Lawrence.
Triângulo amoroso:
Eu prefiro o Gale, mas adorei a resposta da Willow Shields (a atriz que interpreta a Prim):
Team Gale or Team Peeta?
I’m team Katniss. Everyone thinks of the book being such a romance and thinks that there’s such a huge love triangle, but I don’t think of it that way. I think of Katniss fighting for her family and being a strong character for young girls
.
Melhor livro:
O meu preferido é sem dúvida o segundo. 
  • Flui com mais facilidade;
  • Tem mais ação;
  • Desenrola melhor o romance;
  • Os novos personagens são incríveis;
  • O livro (especialmente a arena) está carregado de símbolos e metáforas muito originais;
  • Faz-nos querer ler a conclusão da trilogia desesperadamente.

3 comentários:

Daniela ♥ disse...

"Em Chamas" também é o meu preferido de toda a trilogia :D

marissa disse...

Ai ainda me falta ler os últimos dois livros :)

Anónimo disse...

Write mοге, thats all I havе to sаy.
Litегally, it ѕeems aѕ though you геliеd on the video to make yоur point.
You definitely knoω what youre talking abоut,
ωhy waste youг intelligеnce on just posting ѵiԁeos to youг blog when уou сould be giving us ѕomething informative to read?


Herе is my ωebsite Red Kings Poker Offer