31/07/2014

Novas aquisições #9


Chegou a encomenda que fiz na última promoção da Fnac. São três livros de praia (chick lit): Louca por Compras, de Sophie Kinsella; A Sociedade Literária da Tarte de Casca de Batata, de Mary Ann Shaffer e Annie Barrows; e, ainda, A pensar em ti, de Jill Mansell. Por fim, como estavam em promoção, comprei dois clássicos: Mrs. Dalloway, de Virginia Woolf; e O crime de Lorde Artur Savile e outros contos, de Oscar Wilde.

28/07/2014

"Insurgente", Veronica Roth

Sinopse: A tua escolha pode transformar-te - ou destruir-te. Mas qualquer escolha implica consequências, e à medida que as várias fações começam a insurgir-se, Tris Prior precisa de continuar a lutar pelos que ama - e por ela própria.
 À medida que o conflito entre as diferentes fações e as ideologias de cada uma se agita, a guerra parece ser inevitável. Escolher é cada vez mais incontornável... E fatal. Transformada pelas próprias decisões mas ainda assombrada pela dor e pela culpa, Tris terá de aceitar em pleno o seu estatuto de Divergente, mesmo que não compreenda completamente o que poderá vir a perder.
Livro: Insurgente
Autor: Veronica Roth
Editora: Porto Editora
Nº de páginas: 376




Ao contrário de Divergente, inicialmente, a leitura desta obra não me motivou muito, de maneira que a evitei durante algum tempo. No primeiro livro da série, a narrativa leva-nos a 120 km/h e sem dar por isso, encontramos o último ponto final. O que se espera de uma moderna trilogia distópica encontramos num único livro, Divergente, isto é, a apresentação das personagens e do mundo, a introdução de algumas questões importantes, o início de um conflito e, finalmente, a guerra. Assim sendo, o que sobra para o segundo livro?! 
Shailene Woodley (Tris); Theo James (Tobias); Neil Burger (Diretor); Veronnica Roth (Escritora).
Finda a leitura dos primeiros capítulos, tudo indicava que se tratava de um típico livro de ligação, no entanto  à medida que a ação prosseguia, mais questões se iam impondo. O leitor acompanha a jornada que a personagem principal faz à procura de respostas, enquanto, simultaneamente, vive a sua própria jornada, partilhando a confusão e ansiedade da mesma. Por fim, com o alcance da revelação final, todos os acontecimentos anteriores são explicados, ainda que esta revelação altere a dimensão da trilogia e a luta perca o seu sentido. Assim sendo, as expetativas para o terceiro livro são bastante altas.

Insurgente não é apenas a ligação à conclusão da trilogia, é o gigante salto de renovação que inicia a conclusão.

27/07/2014

Ligações Tranquilas #11

Durante a leitura de Insurgente ouvi várias vezes a música "Red", de Daniel Merriweather, acho que é uma boa banda sonora para os conflitos entre a Tris e o Tobias, durante a maior parte do segundo livro da série de Veronica Roth.

18/07/2014

Segunda ronda de jogos (Copa das Séries)

Believe (1.02) 4-5 Star Crossed (1.02)
Downton Abbey (1.02) 6-4 Orange is the new black (1.02)


Law and Order SVU (1.02) 3-3 The Office (1.03)

The crazy ones (1.02) 4-3 Doctor Who (1.02)

Orphan Black (1.02) 4-3 Falling Skies (1.02)
Da Vinci's Demons (1.02) 4-4 Breaking Bad (1.02)

The tomorrow people (1.02) 3-4 Friends (8.19)
Rizzoli & isles (1.02) 5-3 Black Box (1.02)

The secret life... (1.02) 4-4 Teen Wolf (2.08)
Witches of East End (1.02) 4-3 Fringe (1.02)

The 100 (1.04) 4-3 Ravenswood (1.03)
Haven (1.02) 4-4 The good wife (1.02)

American Horror Story (1.06) 4-5 Brothers ans Sisters (1.02)
Dawson's Creek (1.03) 5-4 The O. C. (1.03)

Bates Motel (1.02) 5-4 House (1.12)
Sherlock (1.02) 3-3 Elementary (1.04)

15/07/2014

À Procura do Outro Peixe, com características de Marcelo

Os resultados dos exames saíram. Hoje? Não, mas eu tenho problemas com o tempo (tentem lidar com a situação).
Eu ia com 17 a literatura portuguesa, tive 18 no exame. Perfeito eu sei, pedi uma viagem, recebi um "não fizeste mais que a tua obrigação" (quanta injustiça neste mundo). Agora, passemos para a parte má, também conhecida como: desci seis valores no meu exame de geografia. Ou seja, também fui com 17, mas tive 11 no exame. Porquê? Bem, várias são as teorias discutidas por vários historiadores, porém eu acredito que passa pela minha, já bastante desenvolvida, capacidade de me perder. Eu nunca sei em que dia estou ou onde estou. Os dias da semana são interessantes, ainda que difíceis de situar. Lojas, ruas, escolas, estradas são igualmente interessantes, desde que eu consiga achar a saída. 
O meu sentido de orientação é tão mau que encontrar a porta da rua é uma missão impossível, e eu sou muito coisa, mas ser Tom Cruise não entra na minha lista de características.
O meu sentido de orientação é tão que para mim utilizar um GPS é como a minha nota no exame de geografia: grandes expectativas, desilusões ainda maiores.
O meu sentido de orientação é tão mau que eu protagonizem o filme à procura do outro peixe. Conhecem? Não, ninguém conhece, porque eu nunca cheguei a encontrar o peixe.
O meu sentido de orientação é tão mau que quando eu me perco é como se tivesse o mesmo objectivo que o facebook: impedir que adultos sigam com as suas vidas.
O meu sentido de orientação é tão mau quanto um júri exigente do The Voice, no meu caso porque não encontro o botão.
O meu sentido de orientação é tão mau que se eu fosse um jogador de futebol, o meu nome era Marcelo.
O meu sentido de orientação é tão mau que quando eu digo que tenho capacidades geográficas, as pessoas respondem que o Brasil tem ordem e progresso. (Ok, não foi das melhores)
O meu sentido de orientação é tão mau que segue a teoria do professor Marcelo, parece que vamos chegar a algum lado, mas nunca saímos do mesmo sítio.
O meu sentido de orientação é tão mau que para mim ter qualidades geográficas é tão difícil como achar o fim da lista de ex-namorados da Taylor Swift.

13/07/2014

Ligações Tranquilas #10

Ontem, enquanto assistia ao So you think you can dance, no segundo em que esta peça começou, recordei a eterna disputa entre Rebeca e Amaranta, na obra Cem Anos de Solidão, de Gabriel García Marquez.  

11/07/2014

2º Teaser Trailer Mockingjay Parte 1

É de partir o coração ver o Peeta e a Johanna assim... Porém, o mais impressionante é a aparição do Beetee, eu gritei de entusiasmo no fim no teaser, mal posso esperar pela estreia.

10/07/2014

Junho traduzido em filmes

Uma verdadeira comédia, que oferece gargalhadas do início ao fim. Vi o filme duas vezes, uma sozinha e a outra com a minha irmã, e de ambas as vezes tive dificuldade em conter o riso e fiquei triste quando chegou ao fim. É o tipo de filme que não cansa, que assistimos e voltamos a assistir até decorarmos as falas.
 O filme conta a história de Jackie Robison, o primeiro negro a entrar numa liga profissional norte americana de beisebol, trata-se, então, de uma apaixonante história verídica. Por fim, o desenrolar da ação transforma a simpatia que o público nutre pela personagem principal num profundo respeito e admiração.
Não é um dos melhores filmes brasileiros, no entanto as diferentes personagens constroem uma empolgante história que transmite algumas das principais ideias da adolescência no século XXI. De realçar, ainda, a participação de grandes nomes na constituição do elenco como, Sophia Abrahão e Olívia Torres, e, ainda que por breves segundos, Caio Castro e Thiago Lacerda.

07/07/2014

"A Fúria dos Reis", Geoge R. R. Martin

Sinopse: Quando um cometa vermelho surge nos céus de Westeros encontra os Sete Reinos em plena guerra civil. Os combates estendem-se pelas terras fluviais e os grandes exércitos dos Stark e dos Lannister preparam-se para o derradeiro embate. No seu domínio insular, Stannis, irmão do falecido Rei Robert, luta por construir um exército que suporte a sua reivindicação ao trono e alia-se a uma misteriosa religião vinda do oriente. Mas não é o único, pois o seu irmão mais novo também se proclama rei, suportado por uma hoste que reúne quase todas as forças do sul. Para pior as coisas, nas Ilhas de Ferro, os Greyjoy planeiam a vingança contra aqueles que os humilharam dez anos atrás.
O que os Sete Reinos não sabem é que nada disto se compara ao derradeiro perigo que se avizinha: no distante Leste, os dragões crescem em poder, e não faltará muito para que cheguem com fogo e morte!
Livro: A Fúria dos Reis
Autor: George R. R. Martin
Editora: Saída de Emergência
Nº de páginas: 480
Coleção: Bang!

Comecemos por Joffrey, ainda um rapaz, deseja guerra e pescoços cortados, é imprudente e insuportável, não ouve os seus conselheiros, só pensa em brincar com a sua espada. É um D. Sebastião, a única diferença é que este tem uma perspicaz mãe, que o impede de se matar a ele próprio. Segue-se Robb Stark, o rei do norte, procura a vingança a cima da paz. Na casa Baratheon, encontram-se os irmãos Stannis e Renly, demasiado arrogantes e altivos para encontrarem a razão, com um enorme desejo de poder e de reconhecimento, colocando de lado o bem-estar do reino. E, ainda, os Greyjoy, onde a organização e a estabilidade não se fazem sentir. Por fim, Daenerys que se prepara para recuperar o trono, esta desfruta da vantagem de ninguém saber que continua viva, muito menos da existência dos seus dragões e da sua hoste.
No maravilhoso mundo de George R. R. Martin tudo é imprevisível e surpreendente, as páginas voam e a passagem do tempo não é do conhecimento do leitor. Entrar nos sete reinos é entrar num mundo à parte, onde tudo é diferente, desde os nomes ás estações do ano, dos costumes às expressões utilizadas. Através das palavras de Martin, o leitor parte ao descobrimento dessa dimensão e das personalidades que lhe dão vida e o habitam. 

06/07/2014

Mães, exterminando o não fazer nada (INNDS #7)

Após terminar os exames, o que é que se espera de uma pessoa normal? Exatamente, nada. Absolutamente, nada. Nem um pouco a mais, nem um pouco a menos, apenas nada. Porém, há uma espécie que não concorda com esta lei da natureza, as mães.
Mãe: Vais ficar deitada no computador o dia todo?
Eu:
Mãe: Finalmente, estás de férias e vais passar o dia todo enfiada no quarto?
Eu:
Mãe: Na minha altura... (normalmente, é aqui que eu deixo de ouvir)  
Eu:
Momento de silêncio e eu penso:
Mãe: Se vais ficar em casa, pelo menos faz alguma coisa. Quando eu chegar quero o quarto arrumado, a loiça lavada, a casa aspirada, Portugal campeão do mundial e a paz no mundo. (sai)
Eu: Tanta coisa só porque eu queria ficar deitada, sem fazer nada, a desfrutar o facto de já não ter de estudar?! Não é como se eu quisesse beber ou fumar ou roubar ou qualquer outra coisa do género, eu só queria ficar deitada.

05/07/2014

Primeira ronda de jogos (Copa das Séries)

Star Crossed (1.01) 5-5 Downton Abbey (1.01)
Orange is the new black (1.01) 3-3 Believe (1.01)
The Office (1.02) 2-3 The crazy ones (1.01)
Doctor Who (1.01) 3-4 Law and Order SVU (1.01)

Falling Skies (1.01) 5-4 Da Vincis's Demons (1.01)
Breaking Bad (1.01) 4-5 Orphan Black (1.01)

Friends (8.18) 4-5 Rizzoli & isles (1.01)
Black Box (1.01) 5-4 The tomorrow people (1.01)

Teen Wolf (2.07) 4-4 Witches of East End (1.01)
Fringe (1.01) 2-5 The secret life... (1.01)

Ravenswood (1.02) 3-5 Haven (1.01)
The good wife (1.01) 3-4 The 100 (1.03)

Brothers and sisters (1.01) 4-5 Dawson's Creek (1.02)
The O. C. (1.02) 4-3 American Horror Story (1.05)

House (1.09) 5-4 Sherlock (1.01)
Elementary (1.02) 4-3 Bates Motel (1.01)

04/07/2014

Ligações Tranquilas #9

A música, que liguem ao terceiro livro das "Crónicas de Gelo e Fogo", lembra-me, sobretudo, o desespero de Arya Stark, mas acredito que também se possa relacionar com os sentimentos de outras personagens.

03/07/2014

Novas aquisições #8

O Despertar da Magia, de George R. R. Martin, é a minha nova aquisição, comprei-o nesta terça-feira, na fnac, pois estou quase a terminar o terceiro livro da série "As Crónicas de Gelo e Fogo".

02/07/2014

A copa das séries

Chega o verão, chegam as ideias parvas, ou no mínimo estranhas. Formulei esta ideia a partir da copa literária, ou melhor apenas troquei o conceito de livros por séries, pois acho que não me organizaria no meio de 32 livros. A copa é constituída por 32 séries (algumas nunca assisti, outras apenas vi o primeiro episódio e outras que já não assisto há muito tempo), estas foram sorteadas em 8 grupos, o desenvolvimento será idêntico ao do mundial. Os jogos consistem em assistir a um episódio de cada série e dar uma pontuação de 1 a 5, passando à fese seguinte as duas melhores de cada grupo.