Mostrar mensagens com a etiqueta Livros. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Livros. Mostrar todas as mensagens

14/10/2014

Citações de Situação #2


"A mim parece-me que se tu ou eu devemos escolher entre dois rumos, de ação ou pensamento, devemos de nos lembrar da morte. E viver de modo a que a nossa morte não traga prazer ao mundo."
John Steinbeck

09/10/2014

Ligações Tranquilas #12

As descrições de Virginia Woolf, em Mrs. Dalloway, que mostram ao leitor a cidade de Londres e os seus mais imprevisíveis habitantes quase de uma forma cinematográfica, geram uma lembrança de vários capítulos da novela Lado a Lado. Quanto às semelhanças, essas descobrem-se nas ruas, nos edifícios, nas roupas, no diálogo, nos costumes e nos mais característicos momentos.  


31/07/2014

Novas aquisições #9


Chegou a encomenda que fiz na última promoção da Fnac. São três livros de praia (chick lit): Louca por Compras, de Sophie Kinsella; A Sociedade Literária da Tarte de Casca de Batata, de Mary Ann Shaffer e Annie Barrows; e, ainda, A pensar em ti, de Jill Mansell. Por fim, como estavam em promoção, comprei dois clássicos: Mrs. Dalloway, de Virginia Woolf; e O crime de Lorde Artur Savile e outros contos, de Oscar Wilde.

28/07/2014

"Insurgente", Veronica Roth

Sinopse: A tua escolha pode transformar-te - ou destruir-te. Mas qualquer escolha implica consequências, e à medida que as várias fações começam a insurgir-se, Tris Prior precisa de continuar a lutar pelos que ama - e por ela própria.
 À medida que o conflito entre as diferentes fações e as ideologias de cada uma se agita, a guerra parece ser inevitável. Escolher é cada vez mais incontornável... E fatal. Transformada pelas próprias decisões mas ainda assombrada pela dor e pela culpa, Tris terá de aceitar em pleno o seu estatuto de Divergente, mesmo que não compreenda completamente o que poderá vir a perder.
Livro: Insurgente
Autor: Veronica Roth
Editora: Porto Editora
Nº de páginas: 376




Ao contrário de Divergente, inicialmente, a leitura desta obra não me motivou muito, de maneira que a evitei durante algum tempo. No primeiro livro da série, a narrativa leva-nos a 120 km/h e sem dar por isso, encontramos o último ponto final. O que se espera de uma moderna trilogia distópica encontramos num único livro, Divergente, isto é, a apresentação das personagens e do mundo, a introdução de algumas questões importantes, o início de um conflito e, finalmente, a guerra. Assim sendo, o que sobra para o segundo livro?! 
Shailene Woodley (Tris); Theo James (Tobias); Neil Burger (Diretor); Veronnica Roth (Escritora).
Finda a leitura dos primeiros capítulos, tudo indicava que se tratava de um típico livro de ligação, no entanto  à medida que a ação prosseguia, mais questões se iam impondo. O leitor acompanha a jornada que a personagem principal faz à procura de respostas, enquanto, simultaneamente, vive a sua própria jornada, partilhando a confusão e ansiedade da mesma. Por fim, com o alcance da revelação final, todos os acontecimentos anteriores são explicados, ainda que esta revelação altere a dimensão da trilogia e a luta perca o seu sentido. Assim sendo, as expetativas para o terceiro livro são bastante altas.

Insurgente não é apenas a ligação à conclusão da trilogia, é o gigante salto de renovação que inicia a conclusão.

27/07/2014

Ligações Tranquilas #11

Durante a leitura de Insurgente ouvi várias vezes a música "Red", de Daniel Merriweather, acho que é uma boa banda sonora para os conflitos entre a Tris e o Tobias, durante a maior parte do segundo livro da série de Veronica Roth.

13/07/2014

Ligações Tranquilas #10

Ontem, enquanto assistia ao So you think you can dance, no segundo em que esta peça começou, recordei a eterna disputa entre Rebeca e Amaranta, na obra Cem Anos de Solidão, de Gabriel García Marquez.  

11/07/2014

2º Teaser Trailer Mockingjay Parte 1

É de partir o coração ver o Peeta e a Johanna assim... Porém, o mais impressionante é a aparição do Beetee, eu gritei de entusiasmo no fim no teaser, mal posso esperar pela estreia.

07/07/2014

"A Fúria dos Reis", Geoge R. R. Martin

Sinopse: Quando um cometa vermelho surge nos céus de Westeros encontra os Sete Reinos em plena guerra civil. Os combates estendem-se pelas terras fluviais e os grandes exércitos dos Stark e dos Lannister preparam-se para o derradeiro embate. No seu domínio insular, Stannis, irmão do falecido Rei Robert, luta por construir um exército que suporte a sua reivindicação ao trono e alia-se a uma misteriosa religião vinda do oriente. Mas não é o único, pois o seu irmão mais novo também se proclama rei, suportado por uma hoste que reúne quase todas as forças do sul. Para pior as coisas, nas Ilhas de Ferro, os Greyjoy planeiam a vingança contra aqueles que os humilharam dez anos atrás.
O que os Sete Reinos não sabem é que nada disto se compara ao derradeiro perigo que se avizinha: no distante Leste, os dragões crescem em poder, e não faltará muito para que cheguem com fogo e morte!
Livro: A Fúria dos Reis
Autor: George R. R. Martin
Editora: Saída de Emergência
Nº de páginas: 480
Coleção: Bang!

Comecemos por Joffrey, ainda um rapaz, deseja guerra e pescoços cortados, é imprudente e insuportável, não ouve os seus conselheiros, só pensa em brincar com a sua espada. É um D. Sebastião, a única diferença é que este tem uma perspicaz mãe, que o impede de se matar a ele próprio. Segue-se Robb Stark, o rei do norte, procura a vingança a cima da paz. Na casa Baratheon, encontram-se os irmãos Stannis e Renly, demasiado arrogantes e altivos para encontrarem a razão, com um enorme desejo de poder e de reconhecimento, colocando de lado o bem-estar do reino. E, ainda, os Greyjoy, onde a organização e a estabilidade não se fazem sentir. Por fim, Daenerys que se prepara para recuperar o trono, esta desfruta da vantagem de ninguém saber que continua viva, muito menos da existência dos seus dragões e da sua hoste.
No maravilhoso mundo de George R. R. Martin tudo é imprevisível e surpreendente, as páginas voam e a passagem do tempo não é do conhecimento do leitor. Entrar nos sete reinos é entrar num mundo à parte, onde tudo é diferente, desde os nomes ás estações do ano, dos costumes às expressões utilizadas. Através das palavras de Martin, o leitor parte ao descobrimento dessa dimensão e das personalidades que lhe dão vida e o habitam. 

04/07/2014

Ligações Tranquilas #9

A música, que liguem ao terceiro livro das "Crónicas de Gelo e Fogo", lembra-me, sobretudo, o desespero de Arya Stark, mas acredito que também se possa relacionar com os sentimentos de outras personagens.

03/07/2014

Novas aquisições #8

O Despertar da Magia, de George R. R. Martin, é a minha nova aquisição, comprei-o nesta terça-feira, na fnac, pois estou quase a terminar o terceiro livro da série "As Crónicas de Gelo e Fogo".

28/06/2014

Teaser Trailer Mockingjay Part 1

 Já não falta muito! Estou muito ansiosa, mas ao mesmo tempo não sei o que esperar do filme. Eu gostei bastante da conclusão da trilogia no livro, mas no cinema ela vai ser divida e isso preocupa-me um pouco. Tirando isso, tendo em conta o final do Catching Fire, as expectativas estão bastante altas.

08/06/2014

Kendall e Kylie Jenner escreveram um livro

É verdade. Aparentemente, trata-se de uma distopia, baseada nas diferenças sociais, conta a história de Lex e Livia, duas raparigas com super poderes. Mandem-me prender, mas eu estou curiosa. Será que há alguma industria que esta família não irá experimentar?! 

 Adorei este comentário no GoodReads: "I only want to read this so that I can have the satisfaction of saying that Kim's sex tape had a better plot and a more powerful climax." Blythe.

25/05/2014

Ligações Tranquilas #8

Esta música (Beside You - 5 Seconds of Summer) trouxe-me à memória o Finnic Odair (Jogos da Fome: Catching Fire) e o desassossego provocado pela necessária separação entre este e Annie. 

22/05/2014

TFIOS: soundtrack (parte 3)


E por fim, apesar de não pertencer oficialmente:

20/05/2014

Ligações Tranquilas #7

Porque é referida na obra, porque é linda e porque tem um violoncelo, tal como Mia. 
"Something in the way", tal como tudo começa, um carro e corpos na estrada.

19/05/2014

Os livros que sigo no Wattpad:

Conta a história de uma rapariga, Avery, que é obrigada, pelos pais, a passar o verão numa pequena cidade espanhola com a sua tia. Esta está preparada para o pior verão da sua vida, mas as coisas começam a melhorar quando ela choca, literalmente, contra Teo Montez.
Escrito por: Reekles


Apresenta-nos Lea Wilson e River Parker, o tipo de adolescentes que não se misturam. Porém a vida de ambos é, completamente, alterada quando, devido a um problema com a casa de Lea, a família da rapariga é convidada a ficar na casa da família Parker, enquanto o problema não se resolve.

Escrito por: thefreakoffreaks

Waverly é de Vermont. Ela e o sol, simplesmente, não combinam. Após o divórcio dos pais, ela é enviada para Holden, na Florida, para passar uns meses com a sua tia, Rachel. É, então, que conhece Blake, o vizinho da tia e o seu exato oposto. Waverly está decidida a evita-lo a todo o custo, porém a situação muda quando Blake descobre o seu segredo mais embaraçoso.

Escrito por: ToastedBagels

Após perder os pais num acidente, Lillian terá agora de embarcar numa verdadeira missão - sobreviver à faculdade. Esta precisará de todas as suas forças para enfrentar o arrogante Noah Sky. Resta saber como o conseguirá fazer sem desistir.

Escrito por: Broken_Dream07


18/05/2014

Isto não é uma nota de suicídio #6

Visto que, não escrevi nada sobre a primeira peça, O Gebo e a Sombra, resolvi fazer um top 3, das melhores frases:

  1. O dever não é uma coisa que se pese para saber quanto dá. 
  2. Antes morrer do que viver sepultado.
  3. Morrer é fácil, o que eu tenho é a obrigação de me sacrificar.  

16/05/2014

Se eu ficar, Gayle Forman

SinopseNaquela manhã de Fevereiro, quando Mia, uma adolescente de dezassete anos, acorda, as suas preocupações giram à volta de decisões normais para uma rapariga da sua idade. É então que ela e a família resolvem ir dar um passeio de carro depois do pequeno-almoço e, numa questão de segundos, um grave acidente rouba-lhe todas as escolhas. Nas vinte e quatro horas que se seguem, Mia, em estado de coma, relembra a sua vida, pesa o que é verdadeiramente importante e, confrontada com o que faz com que valha mesmo a pena viver, tem de tomar a decisão mais difícil de todas.


Livro: Se eu Ficar
Autor: Gayle Forman
Editora: Editorial Presença
Nº de páginas: 216
Coleção: Noites Claras

   Um livro leve, que nos toma e não nos liberta até à última palavra, até ao último ponto. Um livro simples, que nos oferece uma dúvida, que no meu caso, ainda não foi esclarecida. Um livro de verão para uma leitura descontraída na praia, um livro de inverno para uma leitura de cobertores e de leite com chocolate. 
    Se eu ficar, de Gayle Forman, obrigou-me a ficar, a ficar acordada até às três da manhã, num dia de semana, para o terminar. Ao contrário de Mia, não tive escolha, não podia simplesmente ir dormir e terminar no dia seguinte, estava aprisionada, não tanto às palavras, mas mais às personagens e respetivas histórias. As palavras são claras e leves, de modo que não é a sua simplicidade que nos chama à atenção. Aquilo que brilha são as personagens, que apesar de serem evocadas, ao longo da maior parte da obra, através das memórias de Mia, possuem personalidades bastantes distintas, com caraterísticas muito individuais. E também as referências musicais que percorrem o livro como Nirvana, Ramones, James Taylor, Sonic Youth, Melvins, entre outros. 
   Ao longo das visitas que Mia vai recebendo ao longo da obra, esta vai encontrando um nível de paz elevadíssimo, e uma das coisas que mais me impressionou nesta leitura foi a facilidade com que a paz dela é transportada para o leitor. Ao encontrar a paz de Mia, também o leitor fica tranquilo, e essa tranquilidade que alcançamos permite-nos aceitar e compreender qualquer decisão que a personagem venha a tomar.   
A obra foi adaptada para cinema e o respetivo filme sairá a 22 de Agosto, nos Estados Unidos. Conta com Chloe Grace Moretz (Kick-Ass) que interpreta Mia Hall, Mireille Enos (Gangster Squad) que interpreta Kat Hall, Liana Liberato (Stuck in Love) que interpreta Kim Schein, entre outros.

15/05/2014

TFIOS: soundtrack (parte 2)

Desta parte a última música é sem dúvida a melhor.

12/05/2014

Ligações Tranquilas #6

A segunda peça, O Avejão, a minha preferida entre as duas, lembrou-me este vídeo do Porta dos Fundos, talvez pelo tema ou pela maneira como a religião é apresentada.