31/01/2015

"Maximum Ride: O Resgate de Angel", James Patterson

Sinopse: ALERTA! Um grupo de seis jovens com poderes extraordinários está em FUGA. O seu líder é Maximum Ride, ou Max. Retirados dos seus pais à nascença, os seis estavam presos num laboratório secreto, onde foram alterados geneticamente para se tornarem 98% humanos e 2% pássaros. Agora eles conseguem voar e escaparam da sua prisão. Mas desconhecem as razões para tudo o que lhes foi feito, e não sabem quanto tempo de vida lhes resta. No seu encalce estão os Erasers, seres diabólicos criados no mesmo laboratório, que apanham Angel, a miúda mais nova e especial do grupo de Max. Conseguirá Max resgatar Angel e descobrir a verdade sobre si e os seus amigos? 

Livro: Maximum Ride: O resgate de Angel
Autor: James Patterson
Editora:  Topseller
Nº de páginas: 384
Série: Maximum Ride
Nº de série: 1

Maximum Ride: O Resgate de Angel, de James Patterson, é o primeiro de uma série de oito volumes. Através de capítulos extremamente curtos e de um discurso simples e direto, Patterson cria uma aventura original e cativante, acompanhada de fascinantes personagens. Outra das caraterísticas que se distingue na obra consiste na interação com o leitor, conseguida através de notas dirigidas, diretamente, ao mesmo. Bem como a positiva estrutura das diferentes relações entre os diversos integrantes da ação, que facilita o desenvolvimento de cada personagem individualmente e com a história em si.
*Fonte*

A obra apresenta diferentes focos de ação, oferecendo dinamismo à leitura, e não se prende ao argumento inicial, proporcionando momentos inesperados e episódios surpreendentes. Desta forma,  gostei bastante deste primeiro volume, foi uma leitura cativante que me prendeu por várias horas durante a madrugada e que me deixou curiosa em relação aos restantes livros da série. 

28/01/2015

Citações de Situação #7

*Fonte*
"Em suma, os poderes da mente que em mim mais se exercitavam eram, como disse anteriormente, os tentativos, enquanto que, no sonhador, são os especulativos."
Edgar Allan Poe

27/01/2015

Musicando #9

Sonhador especulativo

1. Stubborn Love, The Lumineers
2. We Both Know, Colbie Caillat
3. Out On The Town, fun.
4. Missing Kissing, Eliza Doolittle
5. The Kids Aren't Alright, Fall Out Boy
6. Throw Me A Rope, KT Tunstall
7. We Cry, The Script
8. Mr. Almost, Meghan Trainor
9. People Should Smile More, Newton Faulkner

26/01/2015

Novas Aquisições #11

Planeava comprar apenas o primeiro livro (1984, George Orwell), pois nunca li uma distopia clássica e já tinha gasto dinheiro na prenda de aniversário do meu irmão, porém Maximum Ride 2, de James Patterson, estava com 40% de desconto. Até ao momento apenas foram publicados os primeiros três livros da série, em Portugal, e eu já tinha o primeiro e o terceiro, de maneira que não resisti em comprar o segundo volume por quase metade do preço. Por fim, hoje, na note!, comprei Avenidas Sem Sentido, uma coletânea de contos de novos autores, por apenas 2€.

25/01/2015

"A Carta Roubada" + "Berenice", Edgar Allan Poe

Sinopse:  As duas histórias deste volume permitem explorar os polos opostos da narrativa de Poe. Em "A Carta Roubada", encontramos o conto policial que Poe sabe tecer com delicadas ironias, mas que contém uma importante declaração de princípios: para resolver com precisão os assuntos humanos, a imaginação poética revela-se superior à razão matemática e à exatidão dos seus axiomas. Já em "Berenice" entramos no território de melancolia mórbida, da beleza do macabro, do espanto e do fascínio pelos espetros monstruosos do além.


Livro:  A Carta Roubada + Berenice
Autor: Edgar Allan Poe
Editora: Ara Llibres
Nº de páginas: 78
Coleção: Livros Bilingues
Nº de coleção: 2


O primeiro conto (A Carta Roubada) insere-se no género policial, este destaca-se pela abordagem singular do autor no desenvolvimento do mistério, colocando o crime em segundo plano, é numa reflexão sobre a lógica que se encontra o assunto central da obra. Desta forma, apesar do enigma ser bem desenvolvido, tomando a curiosidade do leitor desde o primeiro parágrafo, este termina sem um final certo, devido à pouca relevância que lhe é atribuída. A essência do conto encontra-se na mencionada reflexão sobre a lógica, onde o narrador defende que as leis da matemática não se aplicam a tudo, e na maneira como esta é aplicada em função da resolução do mistério.
*Fonte*
O segundo conto (Berenice) aprisiona por completo o leitor através da sua narrativa, que, apesar de profundamente melancólica e depressiva, flui levemente até ao último ponto final. Assim, o desespero levado ao extremo e a contagiante angústia, caraterísticos da obra de Poe, são transmitidos ao leitor astuciosamente, colocando em evidência a graciosa descrição dos acontecimentos. Por fim, o conto, inserindo-se no género terror, inclui um final arrepiante, que o eleva a um nível  superior de qualidade.

P.S.: Este livro pertence a uma promoção semanal do Correio da Manhã composta por vinte livros bilingues. 

22/01/2015

"O Alquimista", Paulo Coelho

Sinopse: "O Alquimista" relata as aventuras de Santiago, um jovem pastor andaluz que abandona a sua terra natal e viaja pelo Norte de África em busca de uma quimera — um tesouro enterrado sob as pirâmides. Uma cigana, um homem que diz ser rei e um alquimista irão ajudá-lo na sua busca. Ninguém sabe exatamente o que é o tesouro nem se Santiago conseguirá ultrapassar todos os obstáculos da sua travessia do deserto. Mas aquilo que começa por ser uma aventura por locais exóticos para procurar a riqueza material, acaba por se transformar numa viagem de descoberta de si mesmo e da riqueza da alma humana. "O Alquimista" recria um símbolo intemporal que nos recorda a importância de seguir os nossos sonhos e de ouvir a voz do coração.
Livro: O Alquimista
Autor: Paulo Coelho
Editora: Bertrand Editora
Nº de páginas: 200



O Alquimista, de Paulo Coelho, foi a obra escolhida para o contrato de leitura deste período da disciplina de português. Pessoalmente, a escolha agradou-me, pois, para além de já conhecer o autor (Na Margem do Rio Piedra eu Sentei e ChoreiO Zahir), era uma leitura que planeava fazer no futuro. 
Tendo em conta as agradáveis leituras anteriores, proporcionadas pelo mesmo autor, esperava um pouco mais desta obra. Apesar da escrita leve e direta, alguns ensinamentos surgem um pouco forçados, tornando a leitura cansativa e retirando algum do encanto das personagens. Nomeadamente,  Santiago, a personagem principal, que com o desenvolvimento da história vai perdendo destaque e, consequentemente, interesse. Porém, a construção de outras personagens foi bem conseguida, como o Inglês, uma personagem com uma personalidade, nitidamente, definida, e o Alquimista, que conquista o leitor através da sua audácia e atrevimento. Em suma, foi uma leitura positiva, que me fez refletir, ainda que não tenha correspondido com as minhas expetativas. 

21/01/2015

Visualizando #9

Piñata, Escolhas e TribeTyler Europe:

19/01/2015

Ligações Tranquilas #17

Assim como a música Paint também o livro A Seleção, de Kiera Cass, aborda a utilização de maquilhagem. Embora ambos defendam ideias distintas (Paint: usar maquilhagem; A Seleção: não usar maquilhagem), a mensagem que transmitem é semelhante, pois não defendem a utilização ou não utilização de maquilhagem, mas a liberdade individual. 

13/01/2015

Musicando #8

2.0.1.5

1. Like I'm Gonna Lose You, Meghan Trainor
2. Fast Car, Boyce Avenue
3. We Just Go On, Pixie Lott
4. Irresistible, Fall Out Boy
5. Thinkin Bout You, Daniela Andrade
6. Lips Of An Angel, Hinder
7. Seu Olhar, Ive
8. Fall For You, Secondhand Serenade
9. Dirty Paws, Of Monsters And Men

12/01/2015

Descobridores do século XXI

*Fonte*
Pisar um chão desconhecido oferece ao mundo uma exuberância distinta, visível apenas ao olhar audacioso de um explorador. Um passageiro de múltiplas rotas, de mares e montanhas, de bosques e cidades, de ocidentes e orientes, um viajante que inspira experiências e expira cativantes histórias. Assim, aos olhos de um verdadeiro descobridor do século XXI, que não procura conquistar o desconhecido, mas sim conhece-lo, o mundo confessa-se, revelando as suas maiores riquezas e fraquezas. Consequentemente, um novo capítulo é escrito, um descobridor conhece mais um ponto neste mundo e o mundo conhece mais um ponto nesta multidão de descobridores. 

07/01/2015

Os melhores livros de 2014

1. A Seleção, Kiera Cass: Uma história surpreendente entre as recentes trilogias YA (young adult), conta com uma original sociedade dividida em castas, desde a casta 1, que correspondia à família real, até à 8, que é várias vezes comparada ao pó. 
2. Quando a Neve Cai, John Green...: Um conjunto de três contos, com histórias que se cruzam e personagens que direta ou indiretamente se ligam. Uma leitura que nos coloca no espírito natalício e que pretendo reler várias vezes.
3. Mrs. Dalloway, Virginia Woolf: Uma obra formidável, com descrições admiráveis que oferecem ao leitor uma visão cinematográfica do espaço onde a ação se desenvolve, assim, a distante capital inglesa, parece bem próxima aos olhos do mesmo.
4. A Fúria dos Reis, George R. R. Martin: Embora mais pequeno que os dois livros anteriores, o terceiro livro das Crónicas do Gelo e do Fogo é bastante dinâmico, conduzindo-me, novamente, ao fascinante mundo dos sete reinos.
5. Cem anos de Solidão, Gabriel García Márquez: Uma narrativa muito singular, com a muito individual família Buendía, na mítica aldeia de Macondo.
6. Insurgente, Veronica Roth: A fascinante evolução da distopia, não é apenas a ligação à conclusão da trilogia, é o gigante salto necessário de renovação que inicia a conclusão, elevando bastante as expectativas para o terceiro volume.  

05/01/2015

Visualizando #8

Um último olhar sobre 2014: